<
>

Brasileiros confirmam hegemonia na penúltima etapa do Circuito Caixa

A etapa de Brasília do Circuito CAIXA confirmou a hegemonia brasileira na categoria Elite 10km masculina. Neste domingo, Damião Ancelmo de Souza foi o mais veloz para garantir a vitória em uma acirrada disputa com Wellington Bezerra da Silva, decidida apenas nos metros finais. A dobradinha verde-amarela no Distrito Federal leva o placar da rivalidade entre atletas do Brasil e África para sete a quatro.

Como falta apenas uma corrida para o fim da temporada 2018 da mais tradicional série de provas de rua do país, que acontece em Goiânia, no dia 8 de dezembro, os estrangeiros não têm mais chances de alcançar os atletas da casa.

“Foi uma prova legal, disputada debaixo de chuva. Procurei trabalhar bem o ritmo desde o início para não travar no final. Lutamos, eu e o Wellington e estou feliz com a vitória. Parabéns para nós, brasileiros, que chegamos na frente aqui na capital do Brasil”, afirmou o campeão Damião.

Ele cruzou a linha de chegada com o tempo de 30min19, apenas dois segundos à frente de Wellington, que fez 30min21. O queniano Nicolas Kipkorir Chelino terminou em terceiro (30min28). Completaram o pódio Gilberto Silvestre Lopes (30min34) e o português Alberto Casimiro da Costa Paulo (30min43).

Entre as mulheres, o placar entre Brasil e África agora está em oito a três para as estrangeiras. Melhor para a queniana Sharon Chelimo Arusho, campeão da categoria Elite 10km com o tempo de 35min54. Cruz Nonata da Silva chegou em segundo lugar, com 36min27. O restante do pódio foi todo do Brasil, com,

Roselene Alves de Oliveira (37min16), Simone Ponte Ferraz (37min33) e Rosiane Xavier dos Santos (38min34).

“Não gosto de correr com chuva, então, não foi uma prova muito fácil. Mas o percurso não foi tão complicado. Passei junto com a queniana até o quilômetro três e o ritmo não estava tão forte, mas a partir daí ela começou a abrir. Mas lutei até o final e estou feliz com o resultado”, declarou Cruz.

História

Criado em 2004, o Circuito CAIXA já recebeu mais de 280 mil pessoas em 131 provas pelo Brasil até 2017, seguindo de forma ininterrupta no apoio aos atletas brasileiros de elite e incentivo ao esporte entre os amadores. Com 15 anos de atividades ininterruptas, é considerado a mais tradicional série de corridas de rua do País.

Confira o resultado da etapa de Brasília

Categoria Elite 10km Masculina

1) Damião Ancelmo de Souza (Bradesco Seguros) – 30min19

2) Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 30min21

3) Nicolas Kipkorir Chelino (Luasa Sports Caixa) – 30min28

4) Gilberto Silvestre Lopes (Marinha do Brasil / Cefan) – 30min34

5) Alberto Casimiro da Costa Paulo (Sport Lisboa Benfica – SLB) – 30min43

Categoria Elite 10km Feminina

1) Sharon Chelimo Arusho (Luasa Sports / Caixa) – 35min54

2) Cruz Nonata da Silva – 36min27

3)Roselene Alves de Oliveira (Tornado) – 37min16

4) Simone Ponte Ferraz (Corville/SPF Running) – 37min33

5) Rosiane Xavier dos Santos (Super Time Pro BRB Mobile) – 38min34