<
>

Com disputa entre brasileiros e africanos, 29ª Dez Milhas Garoto acontece neste domingo

Em sua 29ª edição, a prova Dez Milhas Garoto acontece no próximo domingo, dia 2 de setembro, com a largada na Praia de Camburi, em Vitória, a partir das 7h40 (de Brasília) e a linha de chegada em frente a fábrica da Chocolates Garoto, em Vila Velha, depois de 16,090 metros pelas principais ruas e avenidas das duas cidades. A prova reunirá alguns dos principais nomes da corrida de rua do Brasil e exterior, como a queniana Esther Chesang Kakuri, busca o bicampeonato.

Como ocorre rotineiramente, a disputa pela vitória deve ficar entre brasileiros e africanos. Na elite feminina, além de Esther Chesang Kakuri, campeã da Dez Milhas Garoto 2017 e da Meia Maratona do Rio de Janeiro 2018, outras fortes concorrentes são a etíope Meseret Gezahegn Merine, terceira colocada na Meia do Rio deste ano, e a brasileira Mirela Saturnino Andrade, campeã sul-americana da maratona, em 2017, no Chile, e vice-campeã na Maratona do Rio 2018, entre outras.

Na elite masculina, Paul Kipkemoi Kipkorir, do Quênia, chega com a moral alta após o título da Meia Maratona do Rio de Janeiro deste ano, além do terceiro lugar na Meia Maratona de Incheon, na Coréia do Sul. Ele terá pela frente o brasileiro Wellington Bezerra da Silva, segundo colocado na Meia do Rio, bicampeão da Corrida 9 de Julho 2017/2018 e terceiro na Dez Milhas Garoto 2017.

O Brasil ainda conta com mais nomes fortes na disputa, como Gilmar Silvestre Lopes (terceiro na Maratona do Rio 2018 e segundo na Dez Milhas Garoto 2017), Giovani dos Santos (campeão da Volta da Pampulha 2017 e dono de seis títulos nessa prova), Edmílson dos Reis Santana (segundo na Maratona do Rio 2017), Edson Amaro Arruda dos Santos (segundo na Maratona de São Paulo 2017), entre outros.

Os africanos têm dominado a prova desde 2011. No ano anterior, Marilson Gomes dos Santos conquistou o tetra, depois de vencer também em 2002, 2004 e 2006. Entre as mulheres, o último título brasileiro foi obtido por Ednalva Laureano em 2007.

Além dos atletas de elite, a prova receberá milhares de corredores amadores no domingo. No sábado (1º), a atração será a 17ª Corrida Garotada, destinada a crianças e jovens de 6 a 17 anos. A largada será a partir das 8h, na orla da Praia de Itaparica, em Vila Velha. Serão provas de 200, 400, 800 e 1.600 metros para os corredores inscritos nesta edição.

Os milhares de corredores inscritos na edição 2018 confirmam o sucesso da prova, realizada desde 1989. Criada para celebrar o aniversário de 60 anos da Garoto, a Dez Milhas Garoto tem chancela da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) e FECAt (Federação Capixaba de Atletismo) e organização da Yescom, empresa responsável pela Maratona Internacional de São Paulo, Meia Maratona do Rio e Corrida de São Silvestre, entre outras grandes competições.