<
>

Campeão em Paris, Lonyangata espera vitória em sua primeira São Silvestre

Campeão da última edição da Maratona de Paris, o queniano Paul Lonyangata é um dos principais favoritos ao título da 93ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, que acontece neste domingo, em São Paulo. Apesar de correr a tradicional prova paulista pela primeira vez, o atleta tem objetivo ambicioso.

“Acho que a vitória em Paris pode me ajudar muito na São Silvestre. É minha primeira vez aqui, correndo esta tradicional corrida, então posso dizer que vou dar o meu melhor. Vim para vencer. Posso dizer que o meu objetivo é esse, vencer”, disse Lonyangata em entrevista exclusiva à Gazeta Esportiva, durante evento realizado na última sexta-feira, na capital de São Paulo.

Nascido no Quênia, segundo país com maior número de títulos na competição internacional, Lonyangata, de 25 anos, é temido por muitos rivais, como os brasileiros Franck Caldeira, campeão em 2006, e Giovani dos Santos. Ao lado do compatriota Stanley Biwott, Lonyangata sabe que terá missão difícil neste domingo.

“Sei que vão ter muitos corredores bons na disputa, mas vim para fazer o meu melhor”, afirmou o estreante.

Em sua primeira visita a São Paulo, Lonyangata se mostrou muito animado ao conhecer a cidade brasileira. De sorriso fácil, o queniano, um dos mais velozes do mundo, disse que gostaria de retornar a São Paulo em outra oportunidade, mas, desta vez, com um presente especial.

“Aqui tem muitas pessoas boas, sorridentes, fazendo coisas boas para os outros. Gosto desse espírito. Se eu vencer, vou voltar para cá (São Paulo) para curtir um feriado, no próximo ano, quem sabe. Gostaria de voltar, sim. Gostei muito daqui”, contou o queniano.

Uma das principais revelações recentes do atletismo, Lonyangata vem de conquista inédita da Maratona de Paris, em abril deste ano. Além do importante título, o queniano também tem em sua coleção de medalhas dois ouros, nas maratonas de Lisboa (2013) e Xangai (2015), com direito a quebra de recorde da prova.

A largada da 93ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre acontece às 8h20 (de Brasília), neste domingo, dia 31 de dezembro. Os atletas saem da Avenida Paulista, na altura da Rua Augusta, e cruzam a linha de chegada posicionada em frente a Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista.

* Especial para a Gazeta Esportiva