<
>

Zetti: 'O Rogério Ceni pode transformar o Fortaleza em uma grande potência'

Poucos podem falar com tranquilidade sobre Rogério Ceni. Zetti é um deles. Em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br, o ídolo do São Paulo analisou a permanência do técnico no Fortaleza e afirmou que o ex-goleiro tem tudo para transformar a equipe em uma potência.

Coincidência: Rogério Ceni não é a única lenda são-paulina que já deu alegrias ao Fortaleza. Em 2004, Zetti, após treinar o Paulista de Jundiaí e o Guarani, assumiu a equipe cearense. A incumbência era levar o time de volta à primeira divisão.

E Zetti cumpriu a missão. Na primeira fase da Série B daquele ano, o Tricolor do Ceará ficou em quinto lugar. No quadrangular semifinal, avançou. Já na etapa final, perdeu o título para o Brasiliense, mas o segundo lugar foi suficiente para devolver o Fortaleza à elite.

Ou seja, ninguém melhor para falar sobre os novos desafios de Rogério Ceni com a equipe cearense que Zetti, ex-treinador da própria. Durante o Prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet, na última segunda-feira, o campeão das Libertadores de 92 e 93 analisou a renovação de contrato do maior goleiro-artilheiro da história.

"O Rogério poderia abrir proposta para o mercado da Série A. Não no Fortaleza, mas em outros clubes. Ele tem mercado, mas é uma opção, né? Ele estudou muito para tomar essa decisão. E lá é um clube que tem tudo para contratar grandes jogadores", opinou.

Para Zetti, a equipe recém-promovida à Série A precisa focar no planejamento: "Tem que montar um time para se manter bem para o ano que vem, se preparando para o momento do clube na primeira divisão", falou.

A grande aposta de Zetti é no treinador. "O Rogério pode transformar o Fortaleza em uma grande potência também fora de campo, com todo o conhecimento que ele tem de futebol, de São Paulo e de jogos internacionais. O clube tem esse potencial, isso que é legal", afirmou.

"Como eu trabalhei lá por dois anos, acho que ele pode transformar esse nome forte do Fortaleza em uma potência muito grande", encerrou.

A renovação de contrato de Ceni com o clube cearense foi confirmada no dia 30 de novembro. O principal projeto é uma "revolução" nas categorias de base, adotando um sistema parecido com o do Barcelona.